significado da saudação OSS!

O Karate começa e termina com cortesia, no início e final de cada aula sempre existirá o cumprimento entre aluno e professor (Sensei), estendendo o cumprimento a alunos antigos e graduados, ou, quando dentro do Dojo, for falar com o seu professor, cumprimente-o com uma leve inclinação à frente (lembre-se: quem busca mais do que socar e chutar deverá entender o significado da palavra humildade, pois a arrogância é própria dos fracos de espírito), e o som próprio para este cumprimento é O S S ! ! !, que é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde, enfim uma saudação.

Caso chegue atrasado para a aula espere na entrada do Dojo até a autorização e permissão do professor ou quem estiver ministrando a aula naquele momento. Esta autorização sempre vem á partir do movimento com a cabeça e a palavra Oss. Em alguns Dojos utiliza-se a palavra em japonês “SHITSUREI SHIMASU” (desculpe por meu atraso). Após a autorização do professor ou responsável pela aula diga novamente um forte Oss e se posicione ao final do grupo. Os alunos que chegam atrasados para aula devem esforçar-se ao máximo para serem pontuais; aquecimento e alongamento são partes indispensáveis ao treinamento, e não podemos esquecer que todos que ali estão esforçaram-se para chegar no horário marcado.

Sempre que for iniciar qualquer tipo de treinamento com um companheiro, deverá cumprimentá-lo, esta é uma forma de manifestar o seu respeito e reconhecer sua importante participação, pois sem ela o seu progresso seria lento e incompleto. Responda com um Oss ! a qualquer instrução dirigida à você, quando entender o que deverá ser feito.
OSS é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente à uma saudação repleta de paciência, respeito e apreciação ou para muitos como um bom dia ou boa tarde, uma saudação.

OSS (cuja transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caracter “osu” significa literalmente “pressionar”, e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracter “shinobu” significa literalmente “suportar”.

A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como “sim”,”por favor,”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”, para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.
A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, “perseverança sob pressão”. É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o “espírito de OSS”.

OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o “hara” (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as instruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.
Para desenvolver um corpo e espírito forte é necessário submeter-se a um rigoroso treinamento. Isto é muito importante, porque você precisa esforçar-se até onde você acredita ser o seu próprio limite,caso queira parar; desistir. Quando você alcançar este ponto, você precisa lutar com si próprio e você precisa vencer. Para isso precisa ser perseverante, mas acima de tudo precisa aprender a ser paciente. Isto é “Oss.

A razão para você submeter-se a um treinamento duro é porque você se importa com você mesmo, e para se importar com você mesmo você tem que se respeitar. Este auto respeito evolui e se expande para se tornar respeito pelo seu sensei e colegas. Quando você entra no dojo e diz “Oss”. Isso significa que você respeita o dojo e o tempo que voce gasta treinando ali. Este sentimento de respeito é “Oss” .

Durante o treinamento você se esforça o máximo possível porque você respeita você mesmo. Quando você acaba, você se vira para seu sensei e colegas e diz “Oss” mais uma vez. Você faz isso com apreciação. Esse sentimento de apreciação é “Oss”
É por isso que nós sempre usamos a palavra “Oss”; para nos lembrar destas indispensáveis qualidades.

TIPOS DE CUMPRIMENTOS

CUMPRIMENTO A
• Colocar os pés juntos e as mãos ao lado e a frente das pernas com os dedos juntos e projetar a coluna no máximo 45 graus olhando proporcionalmente a frente num tempo de três a cinco segundos e depois voltar a posição normal. Após o cumprimento deve-se esperar o outro mais graduado estender a mão. Somente iniciar o cumprimento se a pessoa olhar para seus olhos.
• Ao iniciar uma luta ou qualquer treinamento que se realize com um companheiro deverá cumprimentá-lo após o sinal ao grupo ou individualmente.
• Caso esteja treinando com alguém superior tecnicamente, dizer: ONEGAI- SHIMASU (por-favor) e ao terminar DOMO-ARIGATO(obrigado).
• Ao conversar com alguém de nível superior tecnicamente não colocar as mãos no bolso, cintura, parede ou cruzar osbraços. Deve-se ficar em pé com os braços soltos ou com as mãos cruzadas atrás ou cruzadas na frente.
• Oferecer-se cordialmente para alguma ajuda quando necessário.
• Não falar com o mais antigo ou mais graduado sentado nem deixar de cumprimentá-lo, levantar-se quando ele estiver aproximando-se.
• Um praticante mais antigo ao chegar a um Dojo deve-rá parar na porta e os praticantes virarem-se para trás e o dirigente ir cumprimentá-lo de perto, após realizarem o cumprimento formal do Dojo (caso pertença a associação ou grupo).
• Ao chegar atrasado a uma aula, deve-se cumprimentar o Dojo, se aquecer atrás do local de aula e ficar em seza ajoelhado na frente à espera da permissão para a aula. Não sair do Dojo antes do professor, só com a sua permissão.

CUMPRIMENTO B

Este tipo de cumprimento é realizado em “seza” ajoelhando-se com o joelho esquerdo e depois o direito permanecendo separados com as mãos sob as pernas e a mulher de joelhos unidos com as mãos sob os joelhos.

CUMPRIMENTO C

Eram usados pelos antigos samurais na época feudal. O joelho esquerdo fica dobrado 90 e o direito no chão e a mão direita fechada vai ao solo. Antigamente a mão esquerda segurava a bainha da espada do lado esquerdo.

“Um copo não se enche estando acima da jarra, uma pessoa ao se curvar aceita na pessoa que se curva conhecimento superior ao seu e respeita o que ela representa.”