Com Ribeirão-pretanos, Ricardo Aguiar Disputa Sul Americano

Com ribeirão-pretanos, Ricardo Aguiar inicia disputa do Sul-americano de caratê.

Seleção Brasileira, comandada também pelo técnico de Ribeirão Preto, tem seis atletas que competem pela cidade que tem a maior representatividade na competição

Após classificar 27 atletas em todas as categorias para o Campeonato Brasileiro, a equipe de caratê de Ribeirão Preto (SME/Recra/Instituto Ricardo Aguiar tem um desfio ainda maior pela frente. Seis atletas da cidade, ao lado do técnico Ricardo Aguiar, disputam a partir desta quinta-feira (26) o Campeonato Sul-americano da modalidade, que acontece até domingo na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Representarão o time ribeirão-pretano na Seleção os atletas Maike Steffen e Érica Santos, na categoria de até 61 kg, Douglas Brose, até 60 kg, Rogério Emerick, até 84 kg, Vinícius Figueira até 67 kg e Thamires Sousa, acima de 54 kg, na categoria cadetes.

“A Thamires é, sem dúvida, o grande destaque junto com Vinícius Figueira e Douglas Brose, que já foi campeão mundial. Ela fará sua estreia em competição internacional e na Seleção. Trata-se de uma promessa nacional do esporte. Já o Vinícius fez um excelente Pan-americano trazendo o bronze no individual. O Douglas não encontrou seu melhor ritmo no Pan e também ficou com o Bronze. Todos vão muito motivados a fazer a diferença e mostrar a força do Brasil na América do Sul”, comentou Ricardo Aguiar.

Outro grande destaque é o atual campeão sul-americano Rogério Emerick que não teve uma boa participação no Pan da Argentina, mas agora promete reverter a situação e defender o título.

“O Brasil vem pra essa competição como um dos favoritos, porém não sabemos como estão alguns países nas categorias de base, pois muda-se muito o nível técnico. No adulto, temos a responsabilidade de manter o bom nível depois da conquista do Pan. Lutar ao lado da torcida irá nos favorecer muito. Hoje somos o número um do continente, mas isso não pode pesar nos atletas, e sim motivá-los mais”, destacou Aguiar, que tem ministrado palestras motivacionais aos atletas durante os três dias de concentração antes do início das lutas.

Experiência do técnico, cinco vezes campeão da América

Como atleta, Ricardo Aguiar venceu cinco vezes o campeonato sul-americano. Agora como técnico da seleção nacional, ele espera passar a experiência de campeão aos atletas. “É uma competição bem peculiar, pois se trata de menos países e com características mais específicas. Vamos com a responsabilidade de ser o país sede, a pressão de manter o resultado do Pan Americano, mas com um grupo mais harmônico. É um time forte, onde os que estão não querem sair, portanto podemos esperar muito empenho e consequentemente resultados”, analisou.

Segundo Aguiar, os principais adversários do Brasil serão Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia. A competição tem início nesta quinta-feira (27) no Ginásio Paulo Sarasate. Serão 16 países participantes com mais mil atletas no total nas categorias infantil, cadetes, junior, sub-21 e sênior (adulto).

MARTINEZ ASSESSORIA